Migrando o Magento para outro servidor

Diferente do que muitos pensam migrar o Magento é bem tranquilo. Você só precisa se preocupar com algumas coisas.

 

Passos:

  • Preparando os arquivos para Upload

Extraia uma cópia nova do seu Magento em uma pasta, e depois adicione os arquivos dos seus módulos adicionais e traduções, exceto os instalados pelo Magento Connect.

Por exemplo, modulo de pagamento do pagseguro, tema e a tradução para o português do Brasil.

Se você instalou um plugin adicional como um lightbox pelo Magento Connect você deverá instalar de novo quando o Magento estiver online, se fizer upload dele poderá dar problema.

No final você terá: Magento + tradução + módulo de pagamento pagseguro + tema, vamos chamar esse pacote de pacote de upload.

Eu recomendo que você compacte esses arquivos de preferência com o tar.bz2 que pode ser descompactado pelo painel da sua hospedagem.

 

  • Preparando o banco de dados

A parte do banco de dados será uma surpresa pra você, pois é mais fácil do que você imagina.

Simplesmente faça uma exporte o seu banco de dados local completo (dados + estrutura).

Eu não aconcelho compactar ele, pode dar erro de codificação.

Terminamos com o banco de dados.

 

  • Começando a instalação

No seu novo servidor siga esses passos:

  1. Faça upload dos seu pacote de upload e descompacte caso tenha compactado
  2. Crie um banco de dados para o Magento, um usuário com login e senha e relacione esse usuário ao banco de dados
  3. Acesse o banco de dados e importe os dados do seu Magento que você exportou logo acima
  4. Agora acesse o endereço do Magento para começar a instalação
  5. Não se esqueça de dar permissão de escrita nas pastas que o Magento pede
  6. Siga os passos da instalação como de costume e quando pedir a chave de criptografia informe a mesma que você salvou quando instalou o Magento pela primeira vez

 

  • Terminando a migração

Agora você já tem o Magento migrado e funcionando com seu banco de dados completo.

O que falta agora são poucas coisas.

  1. Instale os plugins que você havia instalado no seu Magento local pelo Magento Connect
  2. Faça upload do conteudo da pasta media do seu magento local para o magento online, pode compactar da mesma forma se preferir. A pasta media é responsável pelas fotos dos produtos
  3. Faça o mesmo com a pasta skin sem preocupações. A pasta skin é responsável pelas modificações na aparência do Magento
  4. Agora é a hora de upar suas modificações da pasta app. Nessa hora eu recomendo que você só faça upload dos arquivos que você modificou. Tome cuidado com a pasta app/etc e a app/core, se fizer o upload completo dessas pastas é bem provavel que seu Magento não funcione mais.

 

Pronto, você migrou com sucesso o seu magento.

Todas as modificações que você havia feito no painel administrativo, como configurar formas de pagamento, páginas cms, catalogos e produtos estarão todos na sua loja que agora é online.

Não atropele os passos, faça exatamente como eu fiz aqui, pois eu fiz desse jeito e deu certo pra mim então dará para você também.

Boa sorte!

Autor: Frederico de Castro

Diretor de tecnologia da Surreal Group, formado em sistemas de informação, com experiência em desenvolvimento web e desktop desde 2006, gosta de tudo relacionado à tecnologia e automação no ambiente web.

4 pensamentos em “Migrando o Magento para outro servidor”

  1. Frederico, boa tarde. Eu estou com um problema meio complicado aqui. Eu tenho uma loja no servidor UOLHost. A Pessoa que cuidava (veja bem, eu disse cuidava) me abandonou e pronto. Pedi para meu funcionário cuidar da migração da loja para outro servidor. Ele fez tudo certinho, mas o pessoal tecnico do outro servidor disse que estava dando uma erro oculto onde só aparece um numero no lugar da Homepage. O fato é o seguinte, a pessoa que fez a loja, ela mudou a senha de acesso ao CPanel e por sequência a do PHPMyAdmin. O Arquivo local.xml está com as senhas e usuários antigas. Eu tenho uma cópia das bases em sql (que fizemos pelo Painel do PHPMyAdmin), mas essa cópia não sobe porque tem mais de 600mb de tamanho. Meu funcionário cogitou fazer um upload da base no servidor, pedir ao pessoal técnico que crie uma base vazia co mo mesmo nome, atribua usuário e senha nela e logo depois substitua o arquivo da base pela a qual eu subi. Isso daria certo? Eu estou com a loja virtual parada há duas semanas por causa disso e não consigo fazer funcionar por causa da base de dados. Agradeço se retornar (estamos sem saída nesse caso).

    Meu Skype é fabiano.sigmaweb

    Grato

    1. A ideia é essa mesmo que você teve, mas acredito que o processo não seja bem assim. Não acredito que eles vão simplesmente substituir lá e pronto. Porém, a solução é tão simples como essa que você pensou. O que você deve fazer é enviar esse seu arquivo.sql do banco de dados por FTP lá pra onde estão os arquivos do seu site. Depois disso você vai acessar via SSH, e executar o comando:

      mysql -uusuario -psenha nome_do_seu_banco < nome_do_arquivo.sql Com isso ele será importado. Mas isso só funciona em caso de ambiente linux, se for windows ai só eles mesmo podem fazer. Veja nesse tutorial mais detalhes: link

  2. Olá, o Magento não faz a migração completa? Porque no meu caso o mais difícil foi configurar os plugins, até um deles tive que fazer alteração no core, isso é possível eu já posso desistir do magento pela falta de praticidade rs? Agradeço antecipadamente caso aja uma dica para isso, migrar completo sem reinstalação.

    1. Basta você dar um replace all trocando o caminho da pasta pelo novo em todos os arquivos do Magento. Existem vários programas que fazem isso, como o “notepad ++”, “dreamweaver” e “sublime text”. Essa edição que você fez no core do plugin teria sido feita automaticamente. O mesmo vale para quando for substituir a url do site de algo como http://localhost/www.sualoja.com.br para http://www.sualoja.com.br, bastando substituir todas as ocorrências no seu backup_do_banco.sql

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *